quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Garota Exemplar – Gilian Flynn

Garota Exemplar

Gillian Flynn

 

Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

 

 

Sabe aqueles livros que prendem a atenção aos pouco ate que chega um ponto onde tudo em que se consegue pensar é na estória, esse é o caso de Garota exemplar. Confesso que inicialmente não estava tão presa a leitura, mas quando esta por volta da pagina 50 eu já não conseguia para de ler.

 

O livro é dividido em três partes e alterna capítulos entre a visão de Nick e de Amy. No inicio somos apresentados a Nick e Amy, um casal perfeito e apaixonado que estão comemorando 5 anos de casados, e é então que Amy desaparece.

 

Nick passa a ser o principal suspeito, como ele mesmo fala diversas vezes: sempre acusam o marido primeiro. Com o passar das investigações tudo leva a crer que ele talvez esteja envolvido no desaparecimento. Ele passa a agir de forma estranha e fatos, provas e depoimentos apontam para ele cada vez mais. Os policiais, Gilpin e Boney, encarregados da investigação desconfiam que Nick esteja escondendo algum segredo. Boney diz que Nick é o bebê da família quem sempre espera que os outros resolvam tudo por ele. As coisas começam a piorar quando ele conta mentira após mentira para parecer mais inocente, mesmo não tendo prova concreta da sua participação no desaparecimento de Amy.

 

Em meio a isso começamos a acompanhar as anotações do diário de Amy, onde ela retrata os últimos sete anos ao lado de Nick. No inicio tudo é alegre, a estória dos dois como uma casal feliz de Nova York, mas tudo muda com a mudança para Carthage, e a cada pagina Amy se mostra uma mulher frágil, desamparada e infeliz que vive assombrada com o marido violento e perverso, o contrario de tudo o que as pessoas conheciam dela, já que Amy sempre foi uma mulher forte e perfeita como o personagem que seus pais Rand e Marybeth criaram, Amy Exemplar, uma serie de livros muito famosa em todo país.

 

Com a investigação em andamento um dos bilhetes da caça ao tesouro, (eles tem como tradição de aniversário de casamento uma caça ao tesouro onde Amy faz bilhetes amorosos e dá pistas para os próximos que estarão em lugares importantes por onde o casal passou naquele ano) volta para as mãos de Nick e são essas mensagens e o apoio Go, sua irmã, que dão forças a ele para continuar a procurar por Amy.

 

Ate esse ponto do livro estava confusa com relação ao Nick não sabia se o considerava culpado ou inocente, já que por diversas vezes ele se mostra tão confuso que não dá para saber se seria capaz de matar e sumir com o corpo da esposa.

 

Grandes revelações mudam todo o rumo da estória e a deixa mais eletrizante e surpreendente a cada página lida. Quando cheguei na segunda parte do livro eu parei e pensei: WTF? Essa autora quer literalmente acabar com a minha cabeça? Isso é para se ter uma noção de como foi surpreendente a reviravolta da trama desse livro.

 

A Gillian Flynn escreveu um livro com uma estória tão inteligente, envolvente e ao mesmo tempo aterrorizante e mordaz. Por vezes durante a leitura pensei em psicopatas, que são pessoas altamente inteligentes, perverso, sedutores e focados em seu objeto de vingança. Quanto à construção dos personagens Gillian caprichou nos perfis psicológico de cada um, a cada mudança de comportamento, de forma de agir, de raciocinar, tudo é rico em detalhes e muito bem trabalhados para deixar o leitor em duvida quanto ao caráter de cada um.

 

Durante o livro os sentimentos que mais sentia eram pena e raiva pelos fatos que se seguiam, às vezes mais raiva que pena, o que não é ruim já que o livro mexeu totalmente com os meus sentimentos e minha forma de analisar o outro, deixar de acreditar no que a pessoa insisti em mostrar que é e que na verdade ela é o inverso daquilo, pode parecer confuso, mas quem ler vai entender.

 

Quanto ao final é só posso dizer que inicialmente fiquei bem chocada, mas entendo os rumos que a estória tomou e a razão das escolhas dos personagens.

 

Indico esse livro a quem gosta de uma boa estória de suspense, pois com certeza irão gostar desse.

 

 

Garota Exemplar

Autora : Gillian Flynn

Editora: Intrínseca

Páginas: 446

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...