segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Divergente - Veronica Roth


Divergente
Veronica Roth
Livro 1
 
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo quer se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
 
 
No futuro o mundo passa a ser dividido em 5 facções que correspondem a personalidade das pessoas. Cada facção valoriza um preceito, onde a Franqueza defende a verdade e honestidade, a Amizade valoriza a harmonia e fraternidade, a Erudição valoriza o conhecimento, a Abnegação o altruísmo e a Audácia a Coragem, quem não pertence às facções são considerados sem-facção.
 
Em meio a essa nova sociedade conhecemos Beatrice e sua família que fazem parte da Abnegação.
 
Aos 16 anos todos os jovens são testado e passam por uma simulação onde suas ações vão indicar qual facção ele deve seguir. Beatrice faz o teste e seu resultado mostra que ela tem aptidão para três facções, Erudição, Abnegação e Audácia, mas isso não é um bom sinal já que pessoas com mais de uma aptidão é considerado Divergente.
 
Durante a Cerimônia de Escolha Caleb, irmão de Beatrice, escolhe pertencer a Erudição o que a deixa confusa quanto a sua decisão. Ela analisa os fatos e resolve seguir que acredita ser o certo e escolhe pertencer a Audácia, onde todos são corajosos usam piercings e são tatuados.
 
Após abandonar sua família e seguir junto com outro iniciados para o prédio da Audácia. Lá Beatrice conhece Christina, Will, Al, Peter, Drew, Molly, Edward e Myra, que assim como ela escolheram a Audácia como facção. Logo são postos a prova e passam por um teste de coragem, Beatrice é a primeira a passar pelo teste e conhece Quatro, instrutor do iniciado. Buscando por um novo começo ela opta por se chamar Tris.
 
Durante os treinamentos pelo qual os iniciados da Audácia devem passar, são ensinados a lutar, atirar com armas de fogo, e com facas e a superar seus medos, Tris começa a perceber que há algo diferente com ela e que há vantagens e desvantagens em ser Divergente.
 
Tris se aproxima de Quatro que a ajuda nos treinamentos e parece saber de sua condição, mesmo ela não tendo contado nada a ninguém. Eric, um dos líderes da Audácia, também está de olho nos avanços de Tris o que poderá ser para ela.
 
A partir desse ponto a estória mostra todo o treinamento e empenho para esconder de todos que é Divergente.
 
“Facção antes do sangue”

Depois de ler esse livro descobri que realmente gosto muito de Distopias.
 
Esse livro é maravilhoso, prende o leitor do inicio ao fim, confesso que estou ansiosa para ler o próximo livro da série, já que o livro acabou numa parte tão boa.
 
A Veronica Roth escreveu todo o livro pela visão da Tris o que gostei muito, pois podemos acompanhar todo o seu amadurecimento durante a estória. Em certos momentos dá para sentir todas as emoções de Tris, quando ela desafia sua coragem, sentir os picos de adrenalina e entender como é ser uma Divergente.
 
Divergente – Livro 1
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Paginas: 504

































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...