sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Conselho de Amiga - Siobhan Vivian

conselho de amiga

Conselho de Amiga

Siobhan Vivian

 

Sinopse:

Ruby está completando 16 anos… mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena… e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

 

O livro se inicia com Ruby prestes completar 16 anos. Para comemorar sua mão resolve prepara uma festinha e Ruby convida suas amigas, Beth, sua melhor amiga, Maria e Katherine. Antes da festa sua mãe lhe dá de presente uma maquina Polaroide e a cada amiga que chega Ruby tira uma foto.

 

Quando todas já chegaram a campainha toca mais uma vez e para a surpresa de Ruby quem está a porta é Jim, seu pai que a abandonou há anos. A partir desse momento a vida de Ruby não será mais a mesma.

 

"Katherine está de volta e joga para mim uma polaroide como se fosse um disco de praia.

- Visita para você.

As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.

Meu pai."

 

Com a volta do pai, Ruby fica confusa e procura nas amigas apoio e conselhos de como deve agir. Beth, a mais próxima de Ruby e que adora protegê-la de tudo e de todos, aconselha Ruby a deixar tudo no passado e continuar vivendo com se nada tivesse acontecido e para isso Beth insiste que ela invista nos garotos e a leva a uma festa onde Ruby conhece Charlie.

 

Charlie é bonito e tem um jeitinho nerd, ele é um fofo com Ruby e lhe dá de presente um bótom (ele faz bótons como uma forma de arte e distribui ou dá de presente).

 

"Charlie enfia as mãos nos bolsos e mostra três bótons [...] São cor de rosa nas extremidades e têm um quadrado branco no meio, que diz "Vocês viram a Ruby?". Olho fixamente para o bótom e daí percebo que ele desenhou um sorriso com os dentes separados na frente"

 

                Ele passa a ser muito importante na vida de Ruby, ouvindo todas as suas inseguranças e dúvidas.

 

"Conversar com Charlie é diferente de conversar com Beth. Ele não fica concordando comigo o tempo todo. E o melhor de tudo, não me interrompe. Ele só escuta. Gosto disso."

 

Ruby tenta a todo custo entender os motivos do seu pai a ter abandonado e por que voltou para visita-lá.

 

Logo no inicio notamos como Ruby e Beth são muito próximas o que gera um ciúme com relação à aproximação das outras meninas, principalmente de Katherine, que é a mais nova no grupo.

 

Acho que o livro trata muito do crescimento emocional da Ruby, abordando todo o sofrimento e amadurecimento com relação ao abandono. As amigas estão presentes, e a relação com elas faz Ruby analisar seus problemas por uma visão diferente.

 

Gostei que a fotografia e a arte de alguns fotógrafos tiveram papel importante na história da Ruby. Dá vontade de sair por aí fotografando tudo para que como ela possamos criar novas lembranças e memórias.

 

Como não tinha lido nada da Siobhan Vivian antes não tinha nenhuma expectativa quanto a esse livro, mas gostei da forma como ela escreve, da construção dos personagens que apesar de "comuns" tem características e personalidades fortes. Por se tratar de uma história comum acho que a autora escreveu de forma bem realista e simples.

 

Este é o segundo livro da autora a ser publicado no Brasil pela Novo Conceito, o primeiro foi Não Sou Esse Tipo de Garota.

 

Livro: Conselho de Amiga
Autora: Siobhan Vivian
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...