segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Corrida de Escorpião - Maggie Stiefvater

A Corrida de Escorpião

Maggie Stiefvater

 

Sinopse: A cada novembro, os cavalos d'água emergem do oceano e galopam na areia sob os penhascos de Thisby. E, a cada novembro, os homens capturam esses cavalos para uma corrida eletrizante e mortal. Alguns cavaleiros sobrevivem. Outros, não. Aos 19 anos, Sean Kendrick já foi quatro vezes campeão. Ele é um jovem de poucas palavras e, se tem medos, guarda-os bem escondidos, onde ninguém possa vê-los. Puck Connolly é uma novata nas Corridas de Escorpião. Ela nunca quis participar da competição, mas o destino não lhe deu muita escolha. Sean e Puck vão competir neste ano, e ambos têm mais a ganhar - ou a perder - do que jamais pensaram. Mas apenas um deles pode vencer.

 

 

Esse livro é fascinante, a escrita da Maggie, que alguns já conhecem pela serie Os Lobos de Mercy Falls, é poética e envolvente. Ela nos conta uma estória envolta em lendas e história que deixa o leitor com vontade de saber mais e mais sobre esse universo mágico.

 

O livro conta a lenda dos capaill uisce que são cavalos carnívoros que vivem no mar, são em sua maioria violentos e os grandes causadores de acidentes e mortes na ilha de Thisby. Mas não é só de cavalos que o livro trata ele também é sobre família, amizade e amor das pessoas pela ilha.

 

Sean e Puck são os narradores dessa fantástica estória, é pelos olhos deles que acompanhamos tudo o que se passa no mês mais importante para quem mora na ilha, novembro. Nesse mês acontece a grande Corrida do Escorpião, uma corrida entre capaill uisce, que acontece a beira mar, e todos passam a viver em volta desse evento, negócios são fechados, bancas são montadas, luais na beira da praia e turistas, muitos turistas visitam a ilha.

 

Sean é um jovem de 19 anos muito maduro para sua pouca idade que cuida de cavalos e capaill uisce para sobreviver e continuar perto de Corr, um capaill uisce que era montaria de seu pai durante as corridas. Junto com Corr, Sean venceu as quatro ultimas corridas, mas o que uni os dois são amor e respeito que um tem pelo outro. Corr é um capaill uisce diferente, ele é rápido, arisco e imprevisível, mas que se deixa controlar por Sean, que tem uma ligação forte com a mágica que envolve a ilha e consegue por meio dela acalmar os capaill uisce e ficar bem próximo deles sem se machucar.

 

Puck se chama na verdade Kate é o outro lado da estória. Ela muito nova perdeu os pais num acidente marítimo envolvendo capaill uisce. Após a morte dos pais ela passou a cuidar da casa junto com os irmãos Gabe e Finn.

 

Quando Gabe anuncia que irá embora da ilha, Puck para ganhar tempo e tentar evitar a viagem do irmão, resolve participar da corrida de Escorpião e ganhar o prêmio que é uma boa quantia de dinheiro. Ela será a primeira mulher a competir o que irá gerar vários conflitos entre os participantes e organizadores.

 

Puck inicialmente tenta conseguir um capaill uisce, mas quando não consegue resolve correr com Dove sua pônei e para treina-la Puck vai contar com a ajuda de Sean.

 

Não quero estragar a surpresa e nem deixar a resenha muito longa, mas esse livro é de uma beleza e poesia incomum nos livros de hoje em dia. Maggie conseguiu mais uma vez me surpreender, as cenas da corrida são emocionantes e cheias de adrenalina. Vemos ainda nascer o carinho entre Sean e Puck, notamos em cada fala de Sean o amor que ele tem pelos cavalos não importando se são somente cavalos ou capaill uisce. O amor dos dois pelas tradições e pela ilha é cativante. Lembro que logo no inicio do livro Puck deixa claro o quanto é importante à família e local onde nasceu na ilha de Thisby, eu entendi perfeitamente o sentimento dela nesse ponto, venho de uma família grande que valoriza ser e ter o sobrenome que tem.

 

Não tenho como não recomendar esse livro, como os outros da Maggie, pois para mim esse livro foi uma das melhores leituras do ano. 

 

Tenho que parabenizar a editora Verus pelos últimos lançamentos e principalmente esse lançamento que conta com uma bela capa uma diagramação linda que deixam o livro mais encantador.

 

No site da Maggie Stiefvater ela disponibilizou música e varias informações sobre sua pesquisa e no flickr há diversas fotos da ilha na qual ela se inspirou veja aqui.

 

Muito amor pela escrita da Maggie <3 <3 <3

 

A Corrida de Escorpião

Autora: Maggie Stiefvater

Editora: Verus

Páginas: 378

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...