sexta-feira, 27 de julho de 2012

Resenha de Oksa Pollock e o mundo invisível - Anne Plichota & Cendrine Wolf


Oksa Pollock e o mundo invisível - Volume 1
Anne Plichota & Cendrine Wolf
 

Sinopse: A jovem Oksa Pollock, de 13 anos, era uma estudante que acreditava ser igual a todos os outros. Em certo momento, aflita com o início das aulas na escola nova, Oksa percebe ser a causa de fenômenos estranhos em seu quarto. Um canto da escrivaninha pega fogo, caixas explodem. Ela, que sempre sonhara ser uma ninja, descobre que possui dons sobrenaturais. Confusa e aterrorizada, evita comentar esses fatos com outras pessoas. Estes estranhos acontecimentos vêm acompanhados do aparecimento de uma misteriosa marca em sua barriga. Muito assustada, Oksa conta tudo à avó, a excêntrica Dragomira, que lhe confessa o segredo de suas origens: a família Pollock vem de Edefia, um mundo invisível, escondido em algum lugar na Terra. Oksa descobre ser a Inesperada, a única esperança dos exilados de Edefia de voltarem à terra de origem. Diante das novidades e da missão para a qual foi escolhida, Oksa não será mais a mesma. Mesmo com a ajuda de seu melhor amigo, Gus, descobre o quanto é difícil conciliar a vida escolar normal e cumprir o seu destino. Neste primeiro volume da série de sucesso na França, Oksa Pollock e o mundo invisível apresenta uma narrativa dotada de fantasia e das contradições vividas por uma jovem que descobre subitamente uma realidade que jamais havia imaginado.



A historia se inicia com a mudança de Oksa, seus pais e avó, e os Bellanger, família de seu amigo Gus, para a Inglaterra, onde seu pai montará o tão sonhado restaurante.
Oksa é uma garota especial, e que só descobre esse fato ao se deparar com uma marca em formato de estrela na barriga. A partir daí ela descobre seus poderes (lança bolas de fogo, levita, move objetos e outros mais), e indaga sua a avó, Dragomira, sobre o que está acontecendo e sua Avó explica que ela faz parte do mundo mágico e invisível de Edefia, onde seu povo vivia e de onde foram expulsos por causa de um traidor, e que ela é a chave para que os exilados voltem para a terra natal e essa volta não será nada fácil.
Logo no inicio o livro é bastante detalhado, deixando a leitura em um ritmo lento com tantos detalhes e personagens novos dificultando a compreensão da historia, mas em outros momentos o livro é bem divertido contando as aventuras de Oksa e Gus. A narração em terceira pessoa mostra o ponto de vista de vários personagens, agilizando a historia em certos pontos.
Todos esses fatores servem para evidenciar para qual publico o livro foi escrito, pois considero que esse detalhamento todo é especifico de livros para pré-adolescentes, já que considerei esse livro infantil e não Juvenil.
A Suma acertou na diagramação e na capa que é linda e chama a atenção do publico alvo.



Oksa Pollock e o mundo invisível - Anne Plichota & Cendrine Wolf
Autoras: Anne Plichota & Cendrine Wolf
Editora: Suma de Letras
Páginas: 428


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...