terça-feira, 23 de novembro de 2010

Comer, Rezar, Amar - Elizabeth Gilbert



Sinopse

O prazer mundano, a devoção religiosa e os verdadeiros desejos.

Elizabeth Gilbert estava com quase trinta anos e tinha tudo o que qualquer mulher poderia querer: um marido apaixonado, uma casa espaçosa que acabara de comprar, o projeto de ter filhos e uma carreira de sucesso. Mas em vez de sentir-se feliz e realizada, sentia-se confusa, triste e em pânico.
Enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado. Até que decidiu tomar uma decisão radical: livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego, e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo – sozinha. "Comer, Rezar, Amar" é a envolvente crônica desse ano. O objetivo de Gilbert era visitar três lugares onde pudesse examinar aspectos de sua própria natureza, tendo como cenário uma cultura que, tradicionalmente, fosse especialista em cada um deles. "Assim, quis explorar a arte do prazer na Itália, a arte da devoção na Índia, e, na Indonésia, a arte de equilibrar as duas coisas", explica.
Em Roma, estudou gastronomia, aprendeu a falar italiano e engordou os onze quilos mais felizes de sua vida. Na Índia dedicou-se à exploração espiritual e, com a ajuda de uma guru indiana e de um caubói texano surpreendentemente sábio, viajou durante quatro meses. Já em Bali, exercitou o equilíbrio entre o prazer mundano e a transcendência divina. Tornou-se discípula de um velho xamã, e também se apaixonou da melhor maneira possível: inesperadamente.
Escrito com ironia, humor e inteligência, o best seller de Elizabeth Gilbert é um relato sobre a importância de assumir a responsabilidade pelo próprio contentamento e parar de viver conforme os ideais da sociedade. É um livro para qualquer um que já tenha se sentido perdido, ou pensado que deveria existir um caminho diferente, e melhor.


Como muitos devem saber o livro narra uma fase de mudanças na vida da Elizabeth. Em muitos pontos do livro ela se mostra sufocada com a vida que levava. Infeliz no casamento e perdida na vida. Após um divorcio conturbado ela automaticamente cai num relacionamento, no meu ponto de vista, dependente com David.
Quando resolve mudar o rumo que sua vida estava tomando, Liz parte para uma viagem de um ano, dividida entre os prazeres culinários de Roma, as meditações num ashram na Índia, e uma redescoberta do amor em Bali.

Alguns personagens me cativaram muito como Iva, Richard do Texas e Ketut Liyer.
Iva aparece bem no comecinho do livro, dando a Liz a ideia que ela escreva um abaixo-assinado para Deus (uma linda forma de mostrar apoio a uma amiga em desespero).
Já Richard do Texas é um dos discípulos do ashram na Índia, ele passou por diversos problemas pessoais e ajuda muito Liz a se perdoar e não se culpar tanto por todos os problemas, além de ter um humor excelente e dá a Liz o apelido de Sacolão.
Ketut é um Xamã que passou a vida toda em Bali, é um grande sábio e curandeiro, que sempre tem um bom conselho para Liz.

***

De modo geral o livro é lento, eu mesma demorei muito para ler, às vezes me peguei pensando que não era o momento de ler esse livro.
Bali é a para mim a melhor parte do livro, acho que boa parte disso se deve a Liz ter parado de se culpar e filosofar sobre a vida e passar a vivê-la intensamente.



Sempre prefiro ler o livro antes de ver o filme mais como falei acima demorei muito para terminar de ler então acabei vendo o filme antes de terminar a leitura. O filme tem o mesmo ritmo do livro, por isso, aconselho a quem está em duvida se quer ler ou não, assista ao filme e se realmente gostar, leia o livro.

O livro pode ser encontrado:
Saraiva
Submarino

Editora: Objetiva
Autor: ELIZABETH GILBERT
Número de páginas: 342

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...